SEMPRE ACERTE QUESTÕES SOBRE AS 5 LEIS DA BIBLIOTECONOMIA – por Sérgio Pinheiro

Na prova  para o IPHAN  (aplicada no dia 26/8), a Banca Cebraspe (Cespe) elaborou uma questão sobre as 5 Leis da Biblioteconomia. ㅤ

Questão 59 – Em atendimento a segunda Lei da Biblioteconomia as bibliotecas devem partir da premissa de que os livros de seu acervo estão à disposição para serem usados.

(ERRADO) ㅤ

A questão aborda a 2ª e 1ª leis. O enunciado da questão começa falando da segunda Lei e a descrição refere-se à primeira lei, tentando confundir o candidato. ㅤ

Tenha muita atenção com as Leis de Ranganathan, pois é um assunto recorrente em concursos para Bibliotecário. Anteriormente os concursos não eram tão capciosos na elaboração das questões. Hoje as bancas elaboram as questões tentando induzir os candidatos ao erro. ㅤOutro detalhe é que as bancas colocam as opções de respostas embaralhadas… Para responder corretamente a essas questões você precisa, primeiro, saber a ordem correta das leis e, em seguida, saber sobre quais assuntos cada lei aborda. ㅤ

Para responder corretamente essas questões você precisa primeiro saber a ordem correta das leis e, em seguida saber sobre quais assuntos cada lei aborda. Isso mesmo, quais assuntos (ver quadro abaixo). Elaboramos um quadro para que você “decore” e nunca mais erre questões sobre as 5 Leis da Biblioteconomia.

Incluímos um pequeno resumo da frequência de questões por bancas. Indicamos que você guarde os assuntos referentes a cada lei.

Conceitos sobre as 5 Leis da Biblioteconomia/ Leis de Ranganathan

Leis Assunto Banca
1-Os livros são para usar Acessibilidade / Circulação / Usabilidade / Disponibilidade Custo-Eficácia
2-A Cada leitor o seu livro Usuários / Perfil do usuário / Estudo do usuário / Desenvolvimento Coleção / Bibliografia CESGRANRIO 10; ANEEL 10
3-A Cada livro seu leitor DSI / novas aquisições IF-RO 15; CESPE 13; UFF 15, 16; Pref. Niterói 16.
4-Poupe o tempo do leitor Serviços de Referência / Serviços Organizados e Eficientes VUNESP 02; Consulplan 12; CESPE 13; UFF 15
5-A biblioteca é um organismo em crescimento Adaptabilidade / Planejamento UFF 15

Fonte: LANCASTER, Frederic Wilfrid. Avaliação de Serviços de Bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

Essa tabela é para ser atualizada periodicamente. Imprima e coloque na porta da sua geladeira, no espelho do banheiro…rs. Parece engraçado, mas funcionou comigo.

Abaixo, uma descrição mais contextualizada:

Primeira Lei – Os Livros São Para Usar – A mais óbvia implicação desta lei é que a avaliação de acervos e serviços deve ser feita em função das necessidades dos usuários. O critério de avaliação é a‘acessibilidade’. O livro pode ser encarado como um meio que leva ao conhecimento.

Segunda Lei – A Cada Leitor Seu Livro – A segunda lei extrapola a avaliação de acervos e alcança a avaliação da disponibilidade. Não basta que a biblioteca possua o livro procurado por um usuário; é preciso também que ele esteja disponível no momento em que é necessário. A Cada Leitor Seu Livro pode ser considerado um rótulo genérico que significa, na verdade, ‘a cada leitor sua necessidade’.

Terceira Lei – A cada livro seu leitor – Aponta para a importância da divulgação do livro, referindo-se à disseminação da informação, orienta para a importância da divulgação dos livros existentes em função do perfis do usuários.

Quarta Lei – Poupe o Tempo do Leitor – O tempo dos usuários não pode ser considerado sem custo,pois o tempo despendido na utilização do material da biblioteca poderia ser usado de outras formas,em alguns casos mais produtivas. Uma boa catalogação e arrumação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada.

Quinta Lei – A Biblioteca é um Organismo em Crescimento – A biblioteca deve estar pronta para se adaptar a novas condições. Isto inclui a adaptabilidade a condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.


O que você achou desta explicação? Você tem dificuldade com esse tipo de questão? Conte tudo para a gente!

Posted in Biblioteconomia and tagged , , .

Deixar uma resposta