ESTUDAR SEM TEMPO, por Sérgio Pinheiro

Como conseguir estudar se você não tem tempo? Precisa que trabalhar, cuidar da casa, dos filhos… Não sobra tempo para se dedicar aos estudos.  Mesmo assim, não desista. Perceba o concurso público como uma possibilidade para melhorar sua condição financeira e atingir a estabilidade profissional. Use isso como  motivação.

Com todas essas dúvidas e, baseado na minha experiência em concursos públicos resolvi escrever assentado na minha trajetória, tentando dar algumas dicas para te ajudar.

Otimize seu tempo

Estude à caminho do trabalho, saia um pouco mais cedo de casa e pegue um lugar sentado no transporte público (ônibus, metrô, BRT, VLT). Em vez de escutar uma boa música ou jogar no celular, pegue sua apostila impressa e leia. “Mas o caminho de casa ao trabalho são apenas 30min.”  Não tem problema. Faça as contas, trinta minutos por dia, em uma semana já são 2h30min.

Na hora do almoço, ao invés de perder tempo saindo do prédio do seu trabalho, pegando fila no restaurante, parando para a conversa e o café,  leve uma comida de casa, coma em 15 min. e estudo com 45 min. Nada de “bater pernas” na rua para ver um pouco das vitrine das lojas na hora do almoço.

Vamos as contas? 30 min. no transporte público por dia + 45 min. no almoço = Total 7h por semana.

Veja que estou fazendo as contas por baixo, digo 30 min para chegar ao trabalho. Sabemos que muitos de vocês levam 1 h até 2h 30 min. Sei que é um grande esforço, mas sua dedicação terá um bom resultado.

Além de estudar nos intervalos, não descuide do resto

Semanalmente, após suas tarefas de casa, faça uma análise crítica de seu estudo. Cuide de seu lado emocional, converse com seu marido ou esposa sobre seu foco, ele (a) vai entender.

E ah! Resolva exercícios regularmente. Sempre falaremos isso aqui,

E no dia da prova?

Fazer questões e provas ajuda muito na sua preparação, mas não retrata fielmente o cenário do dia da prova. Nesse dia bate um nervoso, que é normal. Você vai se perguntar “estou bem  preparado?”. E, no dia, qualquer coisa pode ser desculpa de mal rendimento. Por exemplo, está preparado para o frio? A maioria das salas tem ar condicionado e você vai ficar 4h dentro de uma delas. Além do casaco, leve também um kit para lanche e deixe em baixo da mesa. Não leve nada que esteja congelado ou que derreta, pois pode acontecer o pior. Lembre que seu cartão de respostas é único, não pode ser trocado. E ser cair algo nele você pode ser desclassificado.


Vai seguir nossas dicas? Acha que consegue implementar? Deixe seu comentário!

Posted in Apoio ao concurseiro.

Deixar uma resposta