Qual a sua dificuldade para estudar legislação?

 

 

Olá, vejo muita gente reclamando que estudar legislação é muito difícil e resolvi pesquisar qual é a maior dificuldade. Eis as principais apontadas:

1 Falta de concentração

2 Vocabulário técnico

3 Atualização constante das leis

Sendo assim tentarei passar a minha experiência para superar estas dificuldades e dar algumas dicas para que o estudo da lei seca não seja o obstáculo para sua aprovação!

 

I  Falta de concentração

Atualmente a concentração é mais difícil devido ao nosso atual estilo de vida, além disso celular e redes sociais podem ser inimigos do estudo se não soubermos usar com equilíbrio. Sendo assim mantenha o foco na legislação e lembre-se de que ela é uma das portas que você precisará atravessar para chegar no seu objetivo. Sendo assim, separei algumas dicas que me ajudaram quando o pensamento começava a “voar”…

 

  1. Faça anotações no texto;
  2.  selecionar as palavras-chave;
  3. adicionar exemplos e fazer exercícios intercalando com a leitura;
  4. Não passe mais de 50 minutos lendo. Nosso cérebro precisa descansar para “religar”;
  5. Desligue ou deixe o celular no modo silencioso, preferencialmente longe do alcance da sua visão;
  6. Fuja dos grupos do Whatsapp que não te acrescentem nada;
  7. Avise aos que estiverem à sua volta, se possível, para não te interromperem nos 40 ou 50 minutos que estiver estudando e que nos intervalos você dará atenção ou resolverá algum problema. No início pode ser difícil, mas com o tempo todos se acostumam com essa nova rotina;
  8. Não caia na tentação de “dar só uma olhadinha” na TV, no celular, na conversa, no jornal ou em qualquer outra situação que possa desviar a sua atenção e,
  9. Pesquise aplicativos que possam REALMENTE te ajudar. São inúmeras as ofertas dessas ferramentas, por isso é necessário que verifique as avaliações e comentários, se houver. Leia o texto da nossa colaboradora Fernanda Zely sobre aplicativos https://bibliojuris.com.br/aplicativos-que-te-ajudarao-nos-estudos/

 

II  Vocabulário técnico

Não se assuste com o juridiquês! Nas provas de concursos específicos costuma ser cobrada a “letra da lei”, ou seja, a literalidade da lei.

Caso você não consiga realmente entender o texto há inúmeros dicionários técnicos disponíveis na internet. Não se deve confundir o “juridiquês” com vocabulário técnico. Toda área possui termos específicos, alguns até são incorporados no nosso cotidiano como, por exemplo, habeas corpus.
Na verdade o que mais vejo não é problema com vocabulário técnico nas perguntas que já me fizeram,mas de Português.
Dessa forma tenha sempre ao seu alcance um Dicionário de Português

 

III  Atualização constante da lei

É verdade que esse é um problema, mas você não precisa comprar uma lei sempre que houver uma modificação. Para algumas mudanças basta fazer alterações no seu próprio material. O local mais indicado para buscar a legislação atualizada é o sítio do Planalto, cujo link segue abaixo.

http://www4.planalto.gov.br/legislacao/

 

Essas são apenas algumas dicas baseadas na minha experiência, não existe certo ou errado. Você encontrará inúmeras outras dicas. Conheça, teste e descubra qual a melhor PARA VOCÊ. Depois, claro, nos conte o que funcionou e se achar mais alguma  divida conosco.

Um excelente estudo!

“Material atualizado e treinamento levam à aprovação”

Sônia Neves

Posted in Direito, Produtividade and tagged , , .

Deixar uma resposta